MANUTENÇÃO E CUIDADOS A TER COM A SUA BICICLETA

 

VERIFICAR ANTES DE USAR:

– Todas as porcas e parafusos, especialmente apertos rápidos das rodas , que devem estar corretamente fixadas e apertadas.

– Avanço e guiador por visíveis danos e substituir se necessário. Por favor assegure-se de que os parafusos estão bem apertados mesmo que a tampa frontal esteja fechada de acordo com os valores de apertos recomendados pelo fabricante das peças.

– Sistemas de Travagem

– Pressão de ar nos pneus de acordo com as recomendações do fabricante.

– Sistemas de luzes e campainha.

– Punhos bem fixos no guiador.

– Todas as peças da suspensão traseira incluindo parafusos dos apoios.

– Forqueta da suspensão dianteira com perfeito funcionamento e folgas nos retentores.

 

VERIFICAR TODOS OS MESES

– Mudanças da frente e detrás e lubrifique-as. Se necessário reajuste o sistema e limpe-o.

– Folga na caixa de direção. Se necessário reajuste.

– Cabos de mudanças e dos travões em perfeito estado e fugas nos sistemas hidráulicos. Se necessário, lubrifique os cabos.

 

VERIFICAR ANUALMENTE NA OFICINA SANTIAGOBIKES

Ponto 1 – Verificação e afinação do sistema de direção

– Ajuste do guiador

– Ajuste do avanço e reapertos

– Verificação da caixa de direção e reapertos

– Ajuste do espigão e selim e reapertos

– Limpeza e lubrificação da caixa de direção

– Substituição da caixa de direção, caso necessário

Ponto 2 – Verificação do sistema de travagem

– Verificação do desgaste de calços / pastilhas

– Verificação e afinação da tensão dos cabos / nível de óleo – Verificação do desgaste do aro de roda / discos

– Substituição de cabos e expirais de travões)

– Sangramento dos travões

– Substituição de calços ou pastilhas, caso necessário

Ponto 3 – Verificação do sistema de transmissão

– Verificação de folgas nos pedais e pedaleiro

– Verificação do desgaste da corrente, pratos, cassete e roldanas

– Afinação de desviadores e manípulos (Não inclui substituição de cabos e guias)

– Verificação das rodas / desempeno ligeiro

– Verificação e ajuste da pressão dos pneus

– Limpeza e lubrificação do centro pedaleiro

– Substituição de cabos e expirais

– Verificação de folgas nos cubos dianteiros e traseiro e reaperto

– Substituição de movimento pedaleiro, caso necessário

– Substituição de câmara-de-ar ou pneus, liquido anti furo incluído

– Lubrificação e ajuste de rolamentos de rodas

– Lubrificação e ajuste dos rolamentos da escora

Extras:

–  Sistemas de luzes e campainha

–  Punhos bem presos ao guiador

–  Suspensão ou amortecedor e efectuar revisão

–  Quadro e forqueta em perfeitas condições. Substituir no caso de danos.

 

CUIDADOS A TER COM A SUA BICICLETA

A Santiagobikes recomenda vivamente que cuide periodicamente da sua bicicleta, não só mantem o bom funcionamento da mesma, como também mantem a sua aparência, valor comercial e ajudará a prevenir da corrosão ou outros danos:

– Limpe com uma escova macia, água e uma toalha macia. Não utilize altas pressões na limpeza pois poderá danificar os rolamentos, a cor ou a decoração.

– Não use aditivos de limpeza agressivos.

– Repare de imediato danos na pintura.

– Lubrificar ou olear todas as peças em metal, especialmente durante o uso no inverno.

– Se utilizou a bicicleta em condições agressivas (chuva, lama, sal, etc.), recomendamos que se desloque à nossa oficina e efetue uma revisão geral (2 – Revisão geral).

 

PEÇAS SUJEITAS AO DESGASTE NATURAL

CORRENTE

– Devido ao seu uso, a corrente está sujeita a grande desgaste natural. Isto depende da manutenção e do uso que e dá à bicicleta (Número de quilómetros, chuva, lama, sal, etc.)

– Limpar e lubrificar ajudará a prolongar-lhe a vida, mas de qualquer forma terá sempre de substituir a corrente quando esta apresentar sinais de demasiado desgaste.

CARRETOS, CASSETES, RODAS PEDALARIAS E ROLDANAS

– Devido ao seu uso, os carretos, cassetes, rodas pedalarias e roldanas, estão sujeitos a grande desgaste. Isto depende da manutenção e das condições de uso da bicicleta (Numero de quilómetros, chuva, lama, sal, etc.).

– Limpar e lubrificar ajudará a prolongar-lhe a vida, mas, de qualquer forma, estas peças terão de ser substituídas quando chegarem ao limite de desgaste.

MUDANÇAS E CABOS DE TRAVÃO

– Todos os cabos deverão ser regularmente inspecionados e trocados. Isto pode suceder especialmente se a bicicleta permanecer muito tempo sem estar resguardada, ou se for usada em condições agressivas (chuva, lama, sal, etc.).

CALÇOS DE TRAVÃO

– Todos os calços de travão, independentemente de serem travões ao aro, travões de disco ou travões internos, estão sujeitos a grande desgaste devido ao seu uso. Isto depende da manutenção e condições de uso da bicicleta (Número de quilómetros, chuva, lama, sal, etc.)

– Verifique regularmente os calços dos travões e mude-os se necessário.

AROS

– Quando usar travões ao aro, não só os calços ficam sujeitos a desgaste mas também os próprios aros. Para prevenir, verifique regularmente os aros, por exemplo quando enche os pneus. No caso de apresentarem pequenas rachas ou deformação da superfície de travagem substitua o aro de imediato.

PNEUS

– Devido ao seu uso, os pneus estão sujeitos a grande desgaste. Também depende em grande parte do uso da bicicleta ou da influência do estilo de pedalar do utente. Travagens bruscas, diminuirão drasticamente a vida do pneu. Verifique regularmente a pressão do ar e encha o pneu de acordo com as recomendações do fabricante que vêm impressas na parede dos pneus

SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO E REFLETORES

– Um sistema de iluminação a funcionar devidamente é da mais alta importância, quando se pretende rolar no meio do trânsito citadino.

– Antes de cada passeio, verifique sempre as luzes da frente e detrás, assim como as condições dos refletores. As lâmpadas estão sujeitas a desgaste natural pelo que recomendamos trazer sempre consigo algumas para substituição no caso de falha.

PUNHOS DO GUIADOR

– Devido ao seu uso os punhos estão sujeitos a grande desgaste e deverão ser imediatamente substituídos no caso de não se manterem firmes no guiador.

GUIADOR, AVANÇO E ESPIGÃO DO SELIM

– O  guiador, o avanço e o espigão do selim estão constantemente sujeitos a altas pressões dinâmicas enquanto se pedala. Por favor verifique com regularidade estas peças para detetar rachas visíveis ou danos e substitua-as se necessário

– Recomendamos uma substituição periódica (de dois em dois anos) especialmente quando você tem um estilo de pedalar muito forte.

SELIM

– O selim está constantemente sujeitos a altas pressões dinâmicas enquanto se pedala. Por favor verifique com regularidade o selim para detetar rachas visíveis ou danos e substitua-as se necessário

– Recomendamos uma substituição anual do seu selim, especialmente quando você tem um estilo de pedalar muito forte, pois o selim naturalmente vai perdendo a sua forma inicial e características.

ROLAMENTOS, ESFERAS E CONES

– Devido ao seu uso, os rolamentos, esferas e cones, estão sujeitos a grande desgaste. Isto depende da manutenção e das condições de uso da bicicleta (Numero de quilómetros, chuva, lama, sal, etc.).

– Limpar e lubrificar ajudará a prolongar-lhe a vida, mas, de qualquer forma, estas peças terão de ser substituídas quando chegarem ao limite de desgaste.

CEPOS

– Devido ao seu uso, os cepos, estão sujeitos a grande desgaste. Isto depende da manutenção e das condições de uso da bicicleta (Numero de quilómetros, chuva, lama, sal, etc.).

– Limpar e lubrificar ajudará a prolongar-lhe a vida, mas, de qualquer forma, estas peças terão de ser substituídas quando chegarem ao limite de desgaste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *