baterias

 

Uma bateria pode ser carregada em qualquer tomada, durante o carregamento deve ter-se especial atenção à temperatura ambiente, o ideal é entre os 10 ° C e 30 ° C.

A vida útil de uma bateria é de cerca de 500 ciclos de descarga/carga completa, o que em média equivale a 2 anos de utilização diária. No caso da Bosch, a marca garante 70% da capacidade da bateria durante 500 ciclos ou 2 anos, caso contrário a marca fornece uma bateria nova. Mesmo que a bateria não seja usada diariamente, ela deve ser trocada a cada 4 anos. Se deixar a bateria parada durante algum tempo, mais de 2 meses, deve deixar a bateria com cerca de 60% de carga.

A autonomia da bateria depende de vários fatores, mas o mais importante é capacidade de amperes-hora (Ah), quanto maior, maior é a autonomia. No entanto a autonomia de uma bateria está também associada ao modelo da e-bike, ao seu peso, tipo de utilização e mais importante ao utilizador, pois é o utilizador que define o tipo de condução, quanto mais agressiva, mais energia é despendida pelo motor, logo mais consumo de bateria e menos autonomia. Com um uso intensivo, há baterias que podem andar cerca de 50 km.

A Bosch disponibiliza no seu site uma interessante simulador de autonomia da bateria, clique aqui para aceder.

 

Cuidados a ter com as baterias

Primeira utilização

Antes de usar a e-bike pela primeira vez ou depois de um longo perido sem utilização, certifique-se que a bateria está totalmente carregada.

Tenha em atenção que para uma maior longevidade da bateria os 3 primeiros ciclos de carregamentos devem ser feitos  na totalidade, ou seja, carregue só apos a bateria descarregar totalmente e deixe carregar também totalmente. Assim vai fazer com que a bateria atinja a sua capacidade máxima. Após o 3 primeiros ciclos pode e deve carregar a bateria quando a mesma se encontra +/- a 20% de capacidade.

Após os 3 primeiro ciclos

Deve recarregar parcialmente a bateria sempre que possível, tente não descarregar a bateria na totalidade. Deve recarregar sempre que possível, o ideal é recarregar quando a mesma se encontra com +/- 20% de carga, no entanto e para evitar de ficar sem bateria a meio de um percurso você pode carregar mesmo quando a bateria ainda tem alguma carga.

Idealmente, deve carregar a bateria a uma temperatura entre 10 ° C e 30 ° C. Temperaturas mais baixas aumentam o tempo de carregamento das baterias e acima dos 40 ° C a bateria não carrega. Recomendamos carregar a bateria dentro de casa ou garagem.

Armazenamento

Se deixar a bateria parada durante algum tempo, mais de 2 meses, deve deixar a bateria com cerca de 60% de carga, deve retira-la da bicicleta e guarda-la em local seco sem exposição solar direta.

Transporte

Em transporte aconselhamos vivamente a retirar a bateria da e-bike.