O que é uma e-bike ou bicicleta elétrica?

Uma bicicleta elétrica, é uma bicicleta com um motor elétrico que ajuda o ciclista enquanto ele pedala até à velocidade de 25 km/h.

A bicicleta elétrica tem acelerador?

Regra geral não, o motor funciona como um apoio à pedalada. Mas existem alguns modelos no mercado com acelerador, deve-se ter em conta que usar o motor sem pedalar reduz drasticamente a autonomia e a durabilidade da bateria. Um bom sistema é composto por sensores que ativam o motor conforme a pedalada aplicada.

Qual é sensação de conduzir uma bicicleta elétrica?

A sensação de pedalar com vento pelas costas é provavelmente a que mais se assemelha à sensação de andar numa bicicleta elétrica.

Quanto tempo demora a carregar a bateria?

E em média entre 3 a 6 horas, mas depende quantidade de carga existente na bateria, da sua capacidade e também da temperatura ambiente, este ultimo ponto influencia bastante na qualidade do carregamento, devemos sempre carregar a bateria entre os 0 ° C e 40 ° C, o ideal é entre os 10 ° C e 30 ° C.

Qual a autonomia de uma bateria?

A autonomia da bateria depende de vários fatores, mas o mais importante é capacidade de amperes-hora (Ah), quanto maior, maior é a autonomia. No entanto a autonomia de uma bateria está também associada ao modelo da e-bike, ao seu peso, tipo de utilização e mais importante ao utilizador, pois é o utilizador que define o tipo de condução, quanto mais agressiva, mais energia é despendida pelo motor, logo mais consumo de bateria e menos autonomia. Com um uso intensivo, há baterias que podem pode andar cerca de 50 km.

A bateria acabou a meio do percurso, e agora?

Agora, a solução é pedalar, uma boa e-bike deixa-te pedalar normalmente sem o auxílio do motor, sem que notes que estás numa e-bike, o único senão é nas subidas, devido ao peso da bicicleta. No entanto com o nível de desenvolvimento de baterias que hoje existe e as funcionalidades dos sistemas atuais esta é uma situação que muito dificilmente acontece, pois as baterias têm maior capacidade e existem vários níveis de auxílio, por exemplo se o sistema nos avisa que a bateria está a ficar sem carga, podemos reduzir o nível de assistência e até mesmo desligar o sistema em descidas ou locais planos.

A bateria recarrega enquanto se pedala?

No mercado existem sistemos que o fazem, mas de momento, mesmo com os melhores sitemas não é ainda possível obter um carregamento superior a 10% de uma carga total.

É difícil andar numa e-bike?

Andar numa e-bike é como andar numa bicicleta comum. Uma boa e-bike, equipada com um bom distema, adapta-se à nossa forma de pedalar e quase nem sentimos o motor a activar e desativar.

É preciso carta de condução ou licença para utilizar uma e-bike?

Não. No entanto existem algumas “e-bikes” que devido à potência do motor e capacidade da bateria auxiliam a velocidades superiores a 25 km/h, por ex. 45 km/h, nestes casos a legislação portuguesa considera estas e-bikes como ciclomotores e por consequência é necessária licença de condução e matricula.

É preciso algum tipo de seguro especial para estas bicicletas?

Não. Apenas para as bicicletas em que o motor auxilie a velocidades superiores a 25 km/h.

Uma e-bike não é muito pesada?

Uma e-bike pesa em média entre 5 a 8 kg mais do que uma bicicleta comum, dependendo da bateria e da capacidade e da potência do motor.

Posso adaptar um motor elétrico numa bicicleta comum?

Sim, no entanto nem todas as bicicletas estão aptas para receber estes KIT´s. É importante avaliarmos a bicicleta primeiro, para podermos verificar se ela é compatível com algum dos nossos KIT´s e-bike.

Que velocidades pode uma e-bike atingir?

Para cumprir a lei uma e-bike desliga o motor quando o ciclista atinge os 25 km/h, apartir daí deixa de ter o auxílio do motor e toda a força passa a ser feita apenas com a pedalada.

Posso andar com uma e-bike à chuva?

Sim, sem restrições, as ligações importantes são todas seladas e protegidas. No entanto é preciso ter cuidado com a agua sobre pressão, por exemplo ao lavar nunca usar agua sobre pressão, outro cuidado passa pelo transporte, se transportarmos a bicicleta no exterior de uma viatura é muito importante que tapemos o motor e a bateria com um pano ou saco, para evitar de a agua entrar com a força do vento.

Que manutenção é necessária para uma e-bike?

Pouco mais do que o normal de uma bicicleta comum, os motores não necessitam de manutenção programada, no entanto é importante que periodicamente a e-bike seja revista para analizar possíveis folgas, lubrificação, reapertos, etc…

Onde posso experimentar uma e-bike antes de comprar?

Aqui mesmo na Santiagobikes.