geral

 

As bicicletas elétricas, tanto de treking como de BTT, estão a revolucionar o mundo das bicicleta, as bicicletas elétricas têm vindo a ganhar cada vez mais destaque como parte de uma solução integrada de mobilidade urbana e não só, no mundo do BTT e aventura as bicicletas elétricas tem ganho cada vez mais adeptos.

Não se desloca regularmente de bicicleta devido a subidas no seu percurso? Quer mais liberdade e emoção nos seus passeios, mas não tem a preparação necessária para aquelas subidas mais difíceis? Temos várias soluções para sí, que vão desde e-bikes ou Kits de conversão, que transformam uma bicicleta comum numa e-bike.

 

O que devias saber sobre as bicicletas elétricas:

As bicicletas elétricas são amigas do ambiente, no entanto temos de considerar a emissão de CO2 relacionada com o consumo de eletricidade necessária para o carregamento da bateria.

As e-bikes são mais pesadas principalmente por causa da bateria, mas mesmo assim não deixam de ser confortáveis, regra geral já vem equipadas com luzes, travões, descanso, mudanças, entre outros acessórios e componentes.

 

Com uma e-bike tornou-se mais fácil pedalar:

Com esta bicicleta, o esforço de pedalar é reduzido, porque a bateria dá uma ajuda. Alguns modelos incluem um mecanismo de assistência ao arranque, muito útil para quem faz percursos íngremes. Outros desencadeiam a energia após algumas pedaladas e, a partir daí, podem chegar aos 25 km/h. Uma boa ajuda se vai fazer trajetos longos.

Pedalar numa e-bike é muito mais fácil, o esforço é reduzido porque o motor ajuda. Normalmente as e-bikes ativam o motor após algumas pedaladas e, a partir daí, podem chegar aos 25 km/h. Algum modelos apresentam um dispositivo que ativo motor mesmo sem pedalar, mas utilizar esta opção reduz substancialmente a autonomia da bateria.

Algumas “e-bikes” devido à potência do motor e capacidade da bateria auxiliam a velocidades superiores a 25 km/h, por ex. 45 km/h, nestes casos a legislação portuguesa considera estas e-bikes como ciclomotores e por consequência é necessária licença de condução e matricula.

 

Quanto custa?

Para além do custo inicial da e-bike ou do KIT de transformação, o custo de utilização vai de 8 a 20 cêntimos por carga completa dependendo sempre da capacidade da capacidade da bateria e das condições ambientais. Dentro dos veículos a motor, é o mais económico.

 

Dicas para escolher:

Compare antes de comprar, certifique-se que a bicicleta se adapta a si e à sua forma de pedalar.

Avaliei com atenção os percursos que vai fazer, se forem percursos com inclinações, opte por uma e-bike que dê mais assistência na pedalada. Combine esse fator com a capacidade da bateria, pois os trajetos longos exigem uma boa autonomia.

Pondere se precisa de assistência no arranque. Algumas e-bikes dão assistência logo desde o início da marcha. Alguma bicicletas estão ainda equipadas com um dispositivo de auxilio que nos ajuda quando andamos apeados, por exemplo ao subirmos com a bicicleta à mão este sistema liga o motor e coloca a bicicleta a andar a a cerca de 3 km/h.

A assistência é um fator importante na altura de escolher, pois uma bicicleta elétrica é um pouco mais complexa do que uma bicicleta convencional, a Santiagobikes dá assistência técnica a todo o tipo de bicicletas.